02/12/2008


Semarh interdita pesca

embarcada em Goiás 


Medida vai durar todo o período da piracema que vai até 28 de fevereiro

Objetivo é ampliar o estoque pesqueiro e coibir a pesca predatória em Goiás



Secretário Roberto Freire assina portaria

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Roberto Gonçalves Freire assinou na sexta-feira, 29 de novembro, a Portaria nº 141/2008 que interdita a pesca nos rios e lagos interiores do Estado de Goiás nas modalidades Amadora, Esportiva Embarcada, Sub aquática, Ornamental e Artesanal. A interdição vai durar até o final do período da piracema que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro.

A pesca esportiva desembarcada no período da piracema fica condicionada à habilitação por meio de licença de pesca esportiva desembarcada outorgada pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh ou Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais  Renováveis – Ibama.

A portaria não proíbe a pesca de subsistência praticada por ribeirinhos que utilizam o pescado apenas como complemento alimentar seu e de sua família desde que eles não façam a comercialização. A medida também não impede a pesca científica devidamente licenciada pela Semarh.

Fica proibido o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de espécies oriundas da ictiofauna dos ambientes naturais.

Até o dia 28 de novembro era permitido em Goiás a pesca de até 3 quilos de peixe que fossem consumidos no local utilizando tanto o barranco quanto embarcações. Agora continua permitida a pesca com licença mas somente no barranco.

Para os casos aplica-se a lei de crimes ambientais, multas e apreensões dos equipamentos e os fiscais da Semarh vão estar atuando.

“Em função da diminuição do nosso estoque pesqueiro adotamos essa medida. Ela visa unificar ações empreendidas por outros Estados como Mato Grosso e Tocantins que tomaram atitudes semelhantes a de Goiás”, frisa o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Roberto Gonçalves Freire.

.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário