09/07/2009

TEMPORADA DE PRAIA DO RIO ARAGUAIA 2009 - 37 FOTOS
.
Educação ambiental
.
monitoramento
.
e fiscalização
.
Regiane Mendes (branco) e sua irmã Renata trabalham em loja de artigos para pescaria em Aruanã. Ao final do dia foram admirar o pôr-do-sol no Rio Araguaia que passa por Aruanã. "É lindo demais"
.
Crianças observam o Rio Araguaia em Aruanã

Mãe e filho na Praia do Sesi. Ao fundo, Aruanã
.
Areias da praia do Sesi. Para atravessar os barqueiros cobram R$ 10 reais no mínimo e as praias ficam do lado do Mato Grosso

Helicóptero da Polícia Civil sobrevoa o Rio Araguaia
.
Gaivota em busca de comida no Rio Araguaia

Conhecer para preservar. Preservar para conhecer


Superintendente de Fiscalização Greide Ribeiro Júnior e sua esposa Celma: Importantes organizadores do Trabalho da Semarh durante a Temporada de Praia do Rio Araguaia 2009. Celma faz parte da Superintendência de Políticas Ambientais. A Gerência de Educação Ambiental da Semarh é ligada a esta superintendência. Vários meses de organização da temporada para que tudo ocorresse bem.


Celma no estande da Semarh

Toda a equipe no estande da Semarh: Luzia, Leonice, Greide, Celma, Márcia, Lucivalda, Sandra e Wagner

Troféu para ganhadores de concurso de redação com temática de meio ambiente

Pôr-do-sol no Rio Araguaia de Aruanã com uma gaivota ao alto

Laranja ouro no poente


Lancha no Rio Araguaia
.

Canoa da Semarh com equipe de monitoramento. Coleta de água para análise da qualidade.


Porto principal de Aruanã. Abaixo o Rio Araguaia corre para Cocalinho, Bandeirantes e Luís Alves. Acima ou a esquerda estão Ponte de Itacaiu, cidades de Aragarças, Baliza e sua nascente em Mineiros, próximo ao Parque Nacional das Emas, na Serra do Caiapó. Nascente que está assoreada, com grandes erosões.
.

Escadaria ou porto em frente a prefeitura


As diversas cores do poente
.


Turistas chegando. Essa lancha tem motor Mercury 200. Moradores dizem que já viram uma com Mercury 220 e parecia voar sobre as águas do Rio Araguaia em Aruanã
.


O superintendente de fiscalização Greide Ribeiro Júnior concede entrevista a Rádio RBC AM 1270
.
Semarh faz fiscalização preventiva

O superintendente de fiscalização da Semarh Greide Ribeiro Júnior disse em entrevista a Rádio Brasil Central RBC nesta quinta-feira, 9, que as equipes estão de prontidão durante a Temporada de Praia do Rio Araguaia 2009 fazendo fiscalização preventiva e ostensiva. “Logicamente a fiscalização ostensiva não vai entrar no acampamento a não ser que tenha algum indicativo de pesca ou material predatório ou qualquer ocorrência nociva ao meio ambiente.”

Nas estradas equipes da Semarh fiscalizam se aqueles que vão pescar portam licença de pesca e se o material que estão conduzindo é legal. “Fiscalizamos além dos veículos que estão saindo, também os veículos que estão chegando a cidades turísticas.” Na fiscalização preventiva verifica-se há material predatório antes mesmo de ocorrer a pesca predatória.
.
Mais um ângulo da escadaria
.

Ao fundo a praia do Sesi


Escadaria e palco armado para realização de shows
.

Belo ângulo do Rio Araguaia e da cidade de Aruanã

Foto mostra bem como o rio baixa suas águas entre período de chuvas e de seca. Mas o que se observa é que em algumas décadas as águas baixaram até 10 metros em média. O Rio Araguaia está com menos água a cada ano. Uma boa observação e ela justifica a preservação. Rio sem água não tem importância.


Índio Caraja observa o Rio Araguaia enquanto descansa em sua rede


Estudantes conhecem o rio e ajudam no trabalho de educação ambiental
.


Avião anfíbio que desce nas águas do Rio Araguaia faz sobrevôo


A cada dia de julho mais turistas nas águas


Jet sky chegando a areia da praia do Sesi

Praia do Sesi vai sendo ocupada dia a dia

Praia do Sesi é a mais próxima da cidade de Aruanã

Bela cor da água
.
Descanso e sol

nas águas do Rio Araguaia

Local é reservado para banho com boias. Bombeiros ficam de prontidão caso alguém necessite de socorro
.
Mas dá para observar bem que não está tão fundo o rio. O canal fica ao fundo da foto. Nesse local é praia. Mas mesmo assim o rio tem mesmo cada vez menos água. Observação de quem conhece o Araguaia há algumas décadas. Assim dizem os índios Carajá. Assim observam moradores da cidade. Equipes de fiscalização da Semarh também lembram das águas do rio marcando o barranco bem mais alto. Até uns 10 metros acima do nível atual. Isso é para se pensar bem mais em preservação
.
Chegando a um dos portos

Aldeia dos índios Carajá em frente ao Rio Araguaia

Área reservada para banho na Praia do Sesi

Goiás visto do Mato Grosso

Olha o picolé geladinho. Na alta temporada só uma canoa dessas vende cerca de 500 unidades entre picolés e sorvetes. A canoa vai de praia em praia

Banheiro foi construído de forma correta em relação às normas de convivência com o Rio Araguaia. Esta afastado das águas do rio mais de 20 metros

Chegando ao porto da Associação dos Barqueiros

A cada dia de julho mais turistas com jet Ski

Mais turistas desembarcam no porto

Celma e Greide da Semarh, Tenente Laudimar do Batalhão Ambiental e o assessor de imprensa da Governadoria Cláudio Pontes.
.
Bombeira-mirim. Novas gerações com os bombeiros-mirins Anjos do Araguaia. Belo trabalho do Corpo de Bombeiros.
.
.
MONITORAMENTO
..
Semarh analisa as
.
águas do Rio Araguaia


O trabalho de monitoramento das águas do Rio Araguaia em Aruanã deve começar a partir desta quinta-feira, 9 de julho. O mesmo trabalho está sendo desenvolvido em Aragarças, Bandeirantes e Luís Alves.

A cada dia são coletadas amostras da água do Rio Araguaia. Em Aruanã, a coleta acontece acima da Praia do Cavalo, no Rio Vermelho e abaixo da cidade. As águas recebem notas de 0 a 100. De 0 a 36 é considerada imprópria, de 37 a 51 é aceitável, de 52 a 79 é boa e de 80 a 100 recebe a nota ótima. Em 2008 o índice mais baixo chegou a 59. Se o índice baixar para menos de 37 a Semarh alerta a população e turistas para não utilizar o rio para convivência.

Índice menor do que 37 ainda não ocorreu no Rio Araguaia. Por isso é importante seguir as normas de convivência com o rio e construir banheiros sanitários nos acampamentos afastados pelo menos 20 metros do rio e não lavar utensílios domésticos e roupas dentro do rio durante a temporada de praia de 2009. Isso para que a areia ajude a filtrar a poluição que vai para as águas.

Um detalhe importante é que no início da temporada de praia do Rio Araguaia, em julho, normalmente a água recebe notas ótimas e acima de 80. Nos períodos com maior número de turistas no mesmo mês de julho tem notas abaixo de 6.

Técnico do laboratório da Semarh Cláudio
Técnico do laboratório da Semarh Rodrigo

Índices da análise da água de 2008 do Rio Araguaia: "Qualidade cai durante a temporada de praia"
.
.
.
.

Um comentário:

  1. estive em visita a casa de um amigo no municipio de agua limpa/go que fica proximo a ponte do rio piracanjuba na divisa entre os municipios de agua limpa/go e buriti alegre/go, em maio/2016, vimos uma enorme draga tirando areia no leito do rio piracamjuba, o que muito me estranhou pois me foi informado que toda aquela regiao ate a foz do rio mimoso faz parte da [area de protecao ambiental mata atlantica em goias onde se localiza o parque estadual mata atlantica. retornei la agora em out/2016 e a DRAGA pemanece no local e funcionando mesmo com o lago baixo. E possivel conseguir uma licenca ambiental para DRAGAS dentro de uma APA ? 62 8118-1762

    ResponderExcluir