13/12/2009

,,.
As grandes vilãs do
.
'aquecimento' no Brasil


Pesquisadores brasileiros mostraram estudo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, que a metade dos gases responsáveis pelo efeito estufa no Brasil são emitidos pela pecuária. De 2,2 gigatoneladas de dióxido de carbono emitidas pelo país em 2005, 1,05 gigatoneladas seriam da pecuária. Daí vem emissões para formação de pastos, queimadas e a emissão de metano com o processo de fermentação intestinal do gado.
.
O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo, com mais de 190 milhões de cabeças e as emissões de gases causadores do efeito estufa cresceram no país 62% entre 1990 e 2005. Os dados são importantes para repensarmos a forma de desenvolvimento e de exploração da terra para produção de alimentos.
.
A consequência ambiental está nos números mas muitos produtores rurais se conscientizaram mesmo depois de ver que ao transformar o meio ambiente retirando toda a vegetação e nem mesmo obedecendo as exigências legais, ocupando toda a propriedade com gado que compacta o solo e dificulta a infiltração de água suas propriedades passaram, por exemplo, a ter menos água nas nascentes, mais erosões, perda e empobrecimento dos solos. No sudoeste de Goiás há inúmeros exemplos. Consequências então não só de forma global, mas inclusive local, para o próprio bolso do produtor rural.
.
Leia também:
.
.
.
.
.
.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário