19/02/2010

Parque das Emas
.
volta a ter conexão
.
com o Rio Araguaia

.
Clique na imagem para ver ampliada
Projeção de como deverá ficar com a área recuperada
.
Clique na imagem para ver ampliada

Imagens do Google Earth atuais mostram como está a área sem conexão do Parque Nacional das Emas com o Rio Araguaia, no Sudoeste do Estado de Goiás.

Um corredor ecológico será formado com aproximadamente 150 hectares da propriedade do empresário do agronegócio Milton Fries. A área será reflorestada com espécies nativas depois que o empresário aderiu ao Prolegal - Programa de Revisão, Regularização e Monitoramento das Área de Reserva Legal e de Preservação Permanente, assinando Termo de Ajustamento de Conduta com o Ibama/GO e Ministério Público Federal/GO.

O proprietário foi além das exigências do Termo de Ajustamento de Conduta disponibilizando área maior do que a exigida. "Trata-se de uma decisão altruísta e de extrema importância para a conservação ambiental", diz o Superintendente do Ibama em Goiás, Ary Soares.

.
Ary Soares - Superintendente do Ibama em Goiás

Um dos maiores problemas ecológicos do Cerrado é a fragmentação de seus habitats. Esta ocorrência entre o PNE e o rio Araguaia é um claro exemplo. Os dois ambientes foram isolados a partir da década de 1970 em decorrência de dois fatores que mais contribuíram para a fragmentação do Cerrado por todo o país: a expansão da fronteira agrícola e a construção de rodovias.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário