09/08/2010

Produção mais limpa
.
Guia para baixar
.

“O princípio básico da metodologia de Produção mais Limpa (PmaisL) é eliminar a poluição durante o processo de produção, não no final. A razão: todos os resíduos que a empresa gera custaram-lhe dinheiro, pois foram comprados a preço de matéria- prima e consumiram insumos como água e energia. Uma vez gerados, continuam a consumir dinheiro, seja sob a forma de gastos de tratamento e armazenamento, seja sob a forma de multas pela falta desses cuidados, ou ainda pelos danos à imagem e à reputação da empresa.
.
Por isso, este Guia para a Produção mais Limpa – Faça Você Mesmo - foi desenvolvido para orientar os empresários na aplicação de uma metodologia que vai ajudá-los a repensar a geração de resíduos em suas empresas e a ganhar dinheiro com isso.
.
O Guia começa mostrando como identificar e quantificar os resíduos e perdas gerados no processo produtivo. Em seguida, ensina a avaliar as matérias-primas, água e energia consumidas e a montar balanços de massa e de energia, nos quais os custos das matérias-primas e insumos são relacionados aos custos dos resíduos gerados. Finalmente, mostra como a análise desses balanços permite identificar oportunidades de Produção mais Limpa, as quais proporcionam benefícios para o meio ambiente e ganhos econômicos para a empresa, contribuindo para a economia de recursos naturais, a melhoria da imagem e o aumento de competitividade.” Leia o guia completo no link abaixo.
.

Guia da Produção mais Limpa. Baixe AQUI.
.
.
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário