29/06/2011



Operação
Araguaia
2011





Equipes de fiscalização vão passar o mês de julho no Araguaia para coibir ações predatórias

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh lança a Temporada de Praia do Rio Araguaia, às 8h45 desta quinta-feira dia 30 de junho, na unidade da Secretaria, no Setor Universitário. Na ocasião, o secretário Leonardo Vilela e toda a equipe de fiscalização vão estar reunidos para repassar os últimos detalhes desta que promete ser a maior operação de fiscalização no Rio Araguaia dos últimos dez anos. A partir do dia 1º de julho, um trabalho de fiscalização e educação ambiental será intensificado na região. São fiscais ambientais e servidores da Secretaria atuando durante trinta dias, 24 horas por dia. Estes servidores vão auxiliar no trabalho de fiscalização, mas apenas os fiscais ambientais da Secretaria, além do Ibama, podem autuar os infratores do meio ambiente.

A operação vai funcionar em cinco postos - Rio Verdinho, Santa Fé, Bandeirantes, Aruanã e Rio Tesoura – com equipes formadas por dois fiscais e cinco servidores para apoiar a fiscalização. “Nosso foco é promover a educação ambiental junto aos turistas, pescadores e ribeirinhos e autuar quem degradar o meio ambiente”, diz.

O trabalho da Semarh é intensificado nesta época por ser considerada alta temporada, mas vai continuar durante todo o ano através do Programa Araguaia o Ano Inteiro. Este programa faz parte de um dos pilares do Programa Nova Semarh, em que equipes de educação ambiental permanecem nos municípios às margens do rio, conversando com a população e transmitindo práticas sustentáveis de proteção ao Araguaia, fazendo com que cada ribeirinho seja um guardião do Araguaia. Após o fim da temporada de férias, a Semarh vai manter as ações de fiscalização, apreensões e confisco de materiais de caça e pesca irregulares, além de peixes e animais capturados fora do que determina a lei.

Fonte: site Goiás Agora
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário