03/07/2011

SUSTENTABILIDADE
Sabonete agrega
valor ao cerrado

Juliana Nascimento apresenta sabonete artesanal de aroeira indicado para pele oleosa, cravos, espinhas, bactericida e adstringente

Há cerca de três anos fiz uma série de palestras em Alexânia dentro do trabalho de educação Ambiental da Agência Ambiental, hoje Semarh. Muitas escolas foram percorridas no município e também no Distrito de Olhos d'Água. E observei que na região havia ainda cerrado com muitas árvores de Barbatimão. Alertei os estudantes e a secretária municipal de meio ambiente que essa poderia ser uma forma de preservar o cerrado - explorando de forma sustentável o que existe na região.


Em Alexânia, lembrei que no nordeste de Goiás, principalmente no mun
icípio de São Domingos, o barbatimão é colhido com critérios de sustentabilidade e vendido para fabricação de medicamentos no exterior. A população local ganhou com isso porque passou a cuidar, preservar e explorar de forma sustentável. O que se tem valor não se desperdiça. Na história da humanidade muitos animais, plantas/frutas tiveram suas espécies preservadas quando o homem descobriu seu valor, sua importância.

Veja neste link como foi em Alexânia em 2007 e 2008

Em São domingos o barbatimão ou favela e vendido para indústria fa
rmaceutica para produzir a rutina. "90% da rutina só é extraída da favela que só tem no cerrado. Movimenta milhões de dólares por ano." (Veja vídeo no final desta matéria). Mas o barbatimão ainda é exportado de forma in natura. Já com a fabricação de produtos como sabonetes agrega-se valor.

Agora, há três semanas, conheci o trabalho de Juliana Nascimento que vem ilustrar o que eu alertava no interior do Estado. Ela já desenvolveu e comercializa em Alexânia vários tipos de sabonetes glicerinados com extratos glicólicos de plantas principalmente do cerrado. Expôs também seus sabonetes no Encontro regional do Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado em Corumbá e na semestral Feira do Troca, em Olhos D'água.

Com seu trabalho, Juliana Nascimento comprova que se pode agregar valor a produtos do cerrado muitas vezes não valorizados por quem vive no campo ou na cidade. O barbatimão que muitos fazendeiros eliminam de sua propriedade justificando que pode intoxicar o gado, principalmente bezerros em gestação, pode servir de matéria-prima para a fabricação artesanal de sabonetes. A aroeira que conseguiu res
istir ao desmatamento serve também e promete melhorar a pele do usuário.

Juliana Nascimento fez curso técnico de medicina tradicional chinesa no Brasil e está agora em Portugal estudando no Pólo da Universidade de Chengdu. Ela
aplica seus conhecimentos criando produtos a partir do cerrado. Muito ainda deve ser pesquisado e descoberto mas exemplos como o de Juliana ilustram bem a importância e riqueza do bioma do Planalto Central do Brasil. Veja abaixo alguns de seus produtos.

Sabonete líquido de aroeira (Bioma: Cerrado). Glicerinado com aroma de canela

Indicação: Uso todo corpo e pele oleosa e acnéica, bactericida.

Composição: Tensor ativo, anfotero, perolizante, EDTA, água deionizada, corante a base de água, extrato glicólico e lauril líquido. (300ml)


Sabonete de ovinhos de chocolate com buriti (Bioma: Cerrado) Glicerinado com aroma de Chocolate

Indicação: Uso em todo o corpo e pele oleosa e acnéica, bactericida.

Composição: Base hipoalergênica, essência, corante, extrato glicólico e lauril líquido. 50g (aprox)


Sabonete líquido de barbatimão (Bioma: Cerrado) Glicerinado com aroma de Nardo

Indicação: Uso íntimo, axilas e pele mista, anti-séptico e cicatrizante.

Composição: Tensor ativo, anfotero, perolizante, EDTA, água deionizada, corante a base de água, extrato glicólico e lauril líquido. (300ml)


Sabonete de barbatimão com buriti (Bioma: Cerrado) Glicerinado com aroma de mel

Indicação: Uso íntimo, axilas e pele mista, anti-séptico e cicatrizante.


Composição: Base hipoalergênica, essência, corante, extrato glicólico e lauril líquido. 100g (aprox)


Sabonete de barbatimão com buriti (Bioma: Cerrado) Glicerinado com aroma de Nardo

Indicação: Uso íntimo, axilas e pele mista, anti-séptico e cicatrizante.


Composição: Base hipoalergênica, essência, corante, extrato glicólico e lauril líquido. 100g (aprox)


Agroextrativismo Sustentável da Favela em São Domingos



Veja mais no blog de Juliana Nascimento
Link
. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário