28/05/2011

17º Simpósio Ambientalista
Brasileiro no Cerrado

Clique no cartaz para ampliar

Programação Encontro
de Corumbá de Goiás

Clique no cartaz para ampliar

.
.
.

09/05/2011

Trabalho de Pré-Temporada
de Praia do Rio Araguaia


A partir desta terça-feira, 10 de maio, uma equipe de educação ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh vai percorrer as cidades ribeirinhas do Rio Araguaia em Goiás desenvolvendo o trabalho de educação ambiental. Acompanhe o trabalho aqui em Educação Ambiental em Goiás.

Águas do Rio Araguaia no Distrito de Bandeirantes
.
O trabalho começa no Distrito de Luiz Alves e será desenvolvido também em São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Distrito de Bandeirantes, Aruanã, Aragarças e Baliza. A equipe vai percorrer escolas lembrando as Normas de Convivência com o Rio Araguaia, repassando informações importantes sobre preservação do meio ambiente e realizando dinâmicas. O trabalho de educação ambiental realizado nos próximos dias é uma preparação para a Temporada de Praia do Rio Araguaia 2011 quando equipes da Semarh vão estar em cada uma das cidades ribeirinhas.


Secretário Estadual do Meio Ambiente Leonardo Vilela
.
O secretário estadual de Meio Ambiente de Goiás Leonardo Vilela diz que a Semarh tem se preocupado em orientar e fiscalizar todos que utilizam o Rio Araguaia, a lazer ou para seu próprio sustento, mas ressalta que “a responsabilidade é de todos. Se cada um cuidar da parte que lhe é devida teremos o Araguaia lindo por várias gerações”. Leonardo Vilela tem declarado que as ações de educação ambiental representam um dos três pilares de atuação da Semarh. Os outros são a Gestão Transparente e Eficiente e o Desenvolvimento Sustentável. O secretário acredita que as comunidades ribeirinhas e os estudantes sabem da importância de se preservar seu bioma, até mesmo para manter sua renda. “Eles praticam o ato de preservar cotidianamente”, (Com informações da Assessoria de Comunicação da Semarh)



A Temporada de Praia do Rio Araguaia ocorre no mês de julho quando equipes da Semarh realizam o trabalho de educação ambiental nas cidades e também dentro do rio e nas praias que são ocupadas por acampamentos. Um dos tópicos principais abordados é quanto a destinação correta de recicláveis e do lixo produzido nos acampamentos.

Jacqueline Vieira da Silva - Superintendente Executiva da Semarh

EAemGoiás - No mês de maio a Semarh realiza a Pré-Temporada de Praia do Rio Araguaia 2011. Qual a importância da realização desse trabalho de educação ambiental nas cidades ribeirinhas?
.
Jacqueline Vieira - A Pré-Temporada de Praia do Rio Araguaia proposta pela Semarh e realizada pela nossa equipe de educação ambiental propõe construir uma relação saudável com o rio Araguaia e com todo o bioma Cerrado que precisamos. Nosso objetivo é levar a todas as pessoas das cidades cortadas pelo rio Araguaia a educação ambiental, uma nova relação com o meio ambiente, de preservação desse rio e de suas praias. É muito importante que na Pré-Temporada nossa equipe alcance o maior número de pessoas possíveis. Alcance comerciantes, ribeirinhos, turistas que estão indo e muitos já estão presentes no Rio Araguaia desde junho. Precisamos alcançar todas as pessoas e preparar essas pessoas realmente para o uso adequado do Rio Araguaia nessa temporada que é tão esperada durante todo o ano. Façamos deste momento um momento de preservação, um momento de lazer. E o nosso lazer será sempre melhor se conservarmos as praias limpas, se seguirmos as normas de convivência com o Rio Araguaia que são propostas por nossa equipe de educação ambiental. É uma questão realmente de sensibilidade. Queremos sensibilizar as pessoas para a vida, para o lazer e para uma diversão sem depredação.
.
Por-do-sol na aldeia buridina em Aruanã
.
Sergio Evaristo Martins - Superintendente de Gestão e Proteção Ambiental da Semarh

EAemGoiás - A Semarh realiza o trabalho de Pré-Temporada do Rio Araguaia 2011 em maio. Qual a importância desse trabalho de educação ambiental?
.
Sérgio Evaristo - Vejo como um trabalho de suma importância tendo em vista que é a forma que temos de estar verificando os gargalos existentes nos municípios e qual é o melhor planejamento para estar desenvolvendo o trabalho de educação ambiental junto a esses municípios que fazem parte da região do Araguaia. Através desse trabalho de Pré-Temporada é que poderemos fixar metas e superá-las, inclusive, divulgando através da educação ambiental, que é a melhor forma de obtermos o desenvolvimento sustentável.
.
EAemGoiás - Este ano temos um grande projeto que é o Araguaia Ano Todo. Como é esse projeto?
.
Sérgio Evaristo - Estamos fazendo um projeto para executar e trabalharmos educação ambiental e fiscalização o ano inteiro no Rio Araguaia. Não vai ser mais somente no período de férias de julho ou período da temporada de praia e sim o ano todo. Principalmente esse trabalho de educação ambiental a fim de conscientizarmos tanto a população ribeirinha como as demais populações, comércio e todos os segmentos interessados.


Por-do-sol no Rio Araguaia - momento ímpar

Rafael Fernandes é o gerente de Educação Ambiental da Semarh

"O foco deste ano é conscientizar estudantes, as comunidades e os barqueiros sobre a destinação correta do lixo, principalmente os recicláveis. “Notamos que este tem sido um problema recorrente ao longo dos anos. Nosso trabalho busca uma reflexão acerca das práticas de quem acampa no rio”. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Semarh)

Equipe de educação ambiental nas estradas de Goiás rumo a cidades banhadas pelo Rio Araguaia. Há trechos com estradas de terra
.
Trabalho de educação Ambiental realizado em 2008

Trabalho de educação Ambiental realizado em 2010

Trabalho de educação Ambiental realizado em 2010

Normas de Convivência com o Rio Araguaia 2011

Link:
http://wagneroliveiragoias.blogspot.com/2011/04/blog-post.html
.
.
.

05/05/2011

EA em Marzagão
e Água Limpa

..
Quadro mostra casa antiga em Marzagão que hoje está restaurada no Centro Cultural e Social Alcides Monteiro. Estivemos na cidade e também em Água Limpa (municípios a menos de 200 quilômetros de Goiânia) realizando trabalho da Semarh com palestras de educação ambiental e coleta seletiva e reciclagem
.

Praça em Água Limpa com monumento em homenagem a Maçonaria
.

Palestra realizada em Água Limpa no Centro de Cultura e Eventos Francisca Alves Pacheco
.

Em Marzagão com a pedagoga Yuara Crescencio
.

Em Água Limpa com a presença da primeira-dama Divina Lúcia e a gerente de Áreas Protegidas da Semarh Juliana e o secretário de Meio Ambiente de Água Limpa
.

Público presente na palestra em Marzagão
.

Prefeito de Marzagão e servidores da prefeitura logo após palestra
.

Pedras utilizadas em moinho de pedra em Marzagão. Detalhe: são pedras sabão
.

Diretora da Escola Estadual de 1º Grau Raulina da Fonseca Pascoal, em Marzagão, faz abertura da palestra sobre coleta seletiva e recicláveis
.

Em frente a Escola Estadual de 1º Grau Raulina da Fonseca Pascoal o secretário de Educação Myller Soares mostra os recipientes para coleta seletiva em Marzagão
.

Yuara e sua admiração pelas flores na fábrica de potes de barro em Marzagão
.

Palestra em Marzagão na Escola Estadual de 1º Grau Raulina da Fonseca Pascoal
.

Palestra na Escola Arthur Gonçalves do Prado em Água Limpa com diretor Natal Machado, professores e o motorista Jazon.
.

Palestra em Marzagão com participação da comunidade
.

Praça Central de Água Limpa
.

Palestra na Escola Arthur Gonçalves do Prado em Água Limpa
.

Na cidade de Água Limpa é possível ver em vários locais os recipientes para recolher os recicláveis
.

Preparação para dinâmicas nas escola municipal de Arthur Gonçalves do Prado em Água Limpa
.

Tudo pronto para mais uma palestra Centro Cultural e Social Alcides Monteiro em Marzagão
.

A casa da primeira foto hoje está restaurada: Casa Jerônimo Lima - história resgatada
.

Prefeito de Água Limpa Carlos Antônio no Centro Cultural e Social Alcides Monteiro
.

Diretora da Escola Raulina da Fonseca Pascoal Fernanda Pessoa apresenta belo mural
.

Dinâmica na Escola Arthur Gonçalves do Prado em Água Limpa
.

Na rua de Água Limpa mais uma pedra utilizada em moinho de pedra. Detalhe no centro ainda com a madeira utilizada
.

Recepção no Centro de Cultura e Eventos Francisca Alves Pacheco em Água Limpa. Engenheiras ambiental Ângela de Fátima (de branco) e Gabriella Padilha (de rosa)
.

Praça central de Água Limpa
.

Na Prefeitura de Água Limpa com o secretário de administração Cleiber Elias Costa e o prefeito Valdir Inácio Prado
.

Participação de catadores Valdeci e Júnior de Água Limpa na palestra sobre coleta seletiva e recicláveis. Valdeci diz que já catou 25 toneladas de recicláveis em um ano de trabalho.
.

Palestra no Colégio Estadual Bernardino Guimarães em Água Limpa
.
.
.
.