15/12/2012

A cooperativa 
sem o poder público
 .
"O reciclável vem em situação péssima. Vem sujo, com bicho morto". "Será que não dói na consciência das autoridades ver o sacrifício que estamos fazendo aqui?"

Vídeo postado no Youtube mostra a realidade da Cooperativa Mãos Dadas de Ribeirão Preto, São Paulo.

"No dia 13 de dezembro de 2012 representantes do Coletivo Óbvios Mexidos, Associação Pau Brasil, Estação Luz de Permacultura, Memorial da Classe Operária - UGT e Movimento Panelaço fizeram uma visita à Cooperativa Mãos Dadas, que realiza há 4 anos um trabalho de coleta seletiva de recicláveis no bairro Branca Sales.

A cooperativa fundada em março de 2005 tinha como objetivo a inserção social dos catadores na triagem dos recicláveis. Porém já há algum tempo os cooperados denunciam uma situação de precariedade e abandono pelo poder público."

"Aqui deu uma chuva e levou tudo. Essa prensa aqui está quebrada", diz representante da cooperativa. E complementa: "O reciclável vem em situação péssima. Vem sujo, com bicho morto". "Será que não dói na consciência das autoridades ver o sacrifício que estamos fazendo aqui?"

********
 
E na Rede Brasileira de Educação Ambiental - Rebea foi postado o comentário: "Este documentário revela duros aspectos do descaso público com a Cooperativa Mãos Dadas que, desde 2009, realiza a triagem da coleta seletiva de Ribeirão Preto. Importante que todos assistam e tomem consciência dessa situação lamentável, mais um sintoma da desigualdade social e da falta de interesse com políticas que protejam o meio ambiente. Sem ter uma saída, continuamos reféns de um sistema econômico baseado no consumismo e no desperdício dos bens naturais." (Vinícius Barros)

Veja o vídeo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário