.
Semarh analisa Água
.de Minaçu dia a dia
.
Procedimento de análises da água do Lago de Cana Brava no laboratório montado pela Semarh durante Temporada de Férias de julho de 2009Texto e fotos enviados por
Eurivan Mendonça*
Trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - Semarh foi realizado juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Minaçu e bem recebido e valorizado pela população e milhares de turistas que procuram a região nesta Temporada de Férias de julho de 2009.

O trabalho realizado em Minaçu foi pioneiro nesta temporada e com certeza está abrindo fronteiras e expandindo as atividades da Semarh por outras regiões do Estado de Goiás. O monitoramento da qualidade das águas do Lago de Cana Brava é desenvolvido diariamente com a coleta de amostras em quatro pontos da área balneária do lago, prioritariamente na área de banho (Praia do Sol), e análises durante todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, com a exposição dos resultados aos interessados, dando segurança e tranquilidade à população usuária com coleta e presença simultânea de banhistas, também muitas crianças – o que demonstra a confiança nos trabalhos.

A qualidade da água da região, considerando os resultados aferidos no laboratório instalado no local e também em Goiânia, manteve o conceito de boa e adequada para o uso balneário conforme determina a legislação pertinente.

O trabalho de educação ambiental na região está sendo implementado com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Minaçu, com distribuição de cartilhas, sacos para coleta de lixo, camisetas, réguas para medir o tamanho mínimo para pescado, ao mesmo tempo em que se faz orientação e informação. Os trabalhos de fiscalização também estão sendo realizados.
. 

Lago de Cana Brava quando a equipe da Semarh chegou: lixo que pode influenciar a qualidade da água. O lixo foi recolhido. A foto mostra também que ocorreu desmatamento nas margens.
.
.
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário