05/09/2010

PRÉ-TEMPORADA DE PRAIA DO RIO ARAGUAIA 2010

Trabalho de Educação Ambiental da Semarh na Pré-Temporada de Praia do Rio Araguaia 2010. Escolas de Cidades ribeirinhas, em Goiás, foram visitadas em junho.

Praça dos Três Peixes, em Aragarças, bem próxima da ponte sobre o Rio Araguaia que liga Goiás ao Mato Grosso - Barra do Garças.

Educador ambiental André Luiz nas salas de aula.

Vista do Rio Araguaia entre Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT). Ao fundo a Serra Azul, em Barra do Garças. No meio Praia Quarto Crescente em Goiás.

Trabalho de Educação Ambiental em escolas de Aruanã durante a Pré-Temporada de Praia do Rio Araguaia. Tema principal foi Normas de Convivência com o Rio Araguaia.

Praça de Aruanã, cartão postal que mostra ao fundo o Rio Araguaia.

Educador ambiental André Luiz detalhando as normas de convivência com o Rio Araguaia.

Jet-ski é um esporte comum no Rio Araguaia. Mas há quem aponta esse tipo de embarcação como uma das responsáveis pela degradação do rio: ondas formadas pela embarcação batem e derrubam barranco do rio, assoreando.

Cada escola visitada e as normas relembradas.

Yuara Crescencio cita as normas de convivência e pergunta quais são os peixes proibidos de serem pescados em Goiás: pirarucu, pirarara e filhote.

Marolas em Aragarças.

Educadora ambiental Odália Machado em mais uma escola visitada.


O que fazer com o lixo orgânico e inorgânico em acampamento no Rio Araguaia?

Na viagem ao por-do-sol enfrentamos a fumaça de uma das comuns queimadas da época de estiagem no Cerrado. Riscos nesse momento porque a visão fica coberta por alguns instantes.

A diretora da escola já faz um belo trabalho de meio ambiente em Aragarças e fez a apresentação da equipe para os alunos: reforço na educação ambiental.

Entre uma palestra e outra flagrei esse tucano no coqueiro. Estava bem alto. Um belo predador dos Cerrados.

A pedagoga e educadora ambiental Yuara Crescencio. Que madeira nativa é proibida no acampamento?

Um flagrante na Praia Quarto Crescente em Aragarças. Uma das normas de convivência é a de que é proibido trânsito de veículos automotores nas praias.

Preparação para mais uma dinâmica de educação ambiental.

Escola em Aruanã apresentou em mural trabalho de alunos sobre Lei de Crimes Ambientais.

E o bugue desviou de banhistas para chegar bem perto do rio. Veículos são proibidos de transitarem nas areias das praias porque causam impacto ambiental, podem sujar as areias com óleo. E finalmente praia é lugar para banhista.

Vista noturna da ponte sobre o Rio Araguaia a partir de Barra do Garças. Carretas e mais carretas a todo instante carregadas principalmente de soja. O cerrado do Mato Grosso dando espaço para a produção de alimentos, mas o bioma sendo transformado.

Parque da Semarh em Aruanã. Lugar de apoio para trabalhos do órgão como educação ambiental, monitoramento, licenciamento e fiscalização.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário