20/02/2011

E.A. EM VIVEIRO
Passeio pelo

Bird Land

O Bird Land no Hot Parque, em Rio Quente - cidade a 170 quilômetros de Goiânia - é um grande viveiro de 13 metros de altura e 2 mil metros quadrados de área com vegetação original em recinto natural e ecológico que possibilita observar as aves bem de perto e até tocá-las.

Placa na entrada do Bird Land: Terra dos Pássaros. Cerca de 80 espécies e 300 aves que vivem soltas dentro do viveiro. Cada ave tem um nome e são tratadas com carinho.

O viveiro foi construído de acordo com normas em vigor: Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente.

Conhecer para preservar, eis o lema do Bird Land. “Este projeto consiste em uma oportunidade de unir o lazer ao aprendizado, atendendo os alunos da rede pública do Programa de Educação Ambiental – Eco Aula no Hot Park, pois o zoológico, hoje, é visto como uma sala de aula aberta, dinâmica e cheia de emoções, onde o maior objetivo é ensinar sobre a importância de preservar o meio ambiente, através de pesquisa, conservação e educação ambiental.” (Banner na entrada do Bird Land)
.
A araracanga (Ara macao) ou arara-piranga é uma arara encontrada do México à Amazônia até o Norte do estado brasileiro do Mato Grosso, Sudeste do Pará, Maranhão e da Bolívia. Tal espécie chega a medir até 89 cm de comprimento, com plumagem geral vermelha com verde, asas em azul e amarelo, e face nua branca. Também é conhecida pelos nomes de aracanga, arara-macau, arara-vermelha, arara-vermelha-pequena e macau. (Wikipédia).

Bela pose da arara canindé. "A arara-de-barriga-amarela ou arara-canindé (Ara ararauna) é uma arara que ocorre da América Central ao Brasil, à Bolívia e Paraguai. Tal espécie chega a medir até 90 cm de comprimento, com partes superiores azuis e inferiores amarelas, alto da cabeça verde, fileiras de penas faciais e garganta negras. Também é conhecida pelos nomes de arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí, araraúna, arara canindé e arari. As araras canindé na natureza se alimentam frutos e castanhas. Essas aves estão sempre em grupo e são aves barulhentas mas pousam silenciosamente." (Wikipédia).
.
"A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma ave da família Psittacidae, que ocorre nos biomas da Floresta Amazônica e, principalmente, no do Cerrado. Possui uma plumagem azul com uma pele nua amarela em torno dos olhos e fita da mesma cor na base da mandíbula. Seu bico é desmesurado parecendo ser maior que o próprio crânio. Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste de sementes de palmeiras (cocos), especialmente o licuri (Attalea phalerata). Essa arara torna-se madura para a reprodução aos 3 anos e sua época reprodutiva ocorre entre janeiro e novembro. Nascem 2 filhotes por vez e a incubação dura cerca de 30 dias. Depois que nascem, as araras-azuis ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro voo. A convivência familiar dura até um ano e meio de idade, quando os filhotes começam a se separar gradativamente dos pais." (Wikipédia).
.
No Bird Land várias placas descrevem nome popular e científico das aves.

"A arara canindé enfrenta vários problemas em relação a extinção, estão sendo ameaçadas principalmente pelo contrabando e pelo comércio ilegal de aves, também é um animal muito procurado como bicho-de-estimação pois é muito dócil, quieto (dependendo das condições do cativeiro) e possuem certa capacidade de fala, além de ser um animal muito belo. Uma vez que formam casal, não mais se separam e botam cerca de 3 ovos e chocam entre 27 e 29 dias. Em cativeiro, vivem aproximadamente 60 anos" (Wikipédia).
.
"Faisão é uma ave galiforme de corpo robusto e pernas e asas curtas. O grupo inclui diversos gêneros e espécies. Os machos têm também longas penas posteriores, que se assemelham a uma cauda. As fêmeas incubam os ovos e tratam das crias sozinhas. Um faisão pode viver até vinte anos. Na natureza ele se alimenta de frutas, raízes, insetos, folhas e verduras. (Wikipédia)

Algumas aves são bem mansas e é possível fazer fotos com elas. Se forem fotos de profissionais do Bird Lan é cobrado um pacote, além da entrada.

"O ninho da arara vermelha é feito em ocos de árvores, mas ela também se aproveita de buracos em paredes rochosas para colocar os ovos, os quais são chocados apenas pela fêmea, que fica no ninho. Quem cuida de garantir a alimentação tanto da fêmea como dos filhotes é o macho, que nessa espécie é fiel, mantendo a mesma companheira a vida inteira." (Wikipédia).
.
Não lembro o nome desta. Quem souber manda comentário que acrescento aqui.

Comentário: Alejandra Arnaiz do blog tudodebomanimal.blogspot.com enviou comentário para Educação Ambiental em Goiás ajudando na identificação de gênero e espécie. Ela diz que este é o papagaio-galego. Muito obrigado Alejandra. Abaixo descrição da ave.

"O papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops) é uma espécie de papagaio sul-americana, actualmente em risco crítico de extinção. O papagaio-galego é endêmico do Brasil e habita o cerrado, caatinga arbórea e zonas secas do estado de Minas Gerais e bacia do Rio São Francisco. O adulto caracteriza-se pela plumagem verde-clara, com barriga e cabeça de cor amarela, e bico rosado. Estes papagaios medem entre 25-27 cm de comprimento e pesam em torno de 300 gramas. A sua alimentação é baseada em frutas locais e sementes. Na época de reprodução, o casal constrói um ninho num tronco oco onde a fêmea põe 1-2 ovos incubados ao longo de cerca de 28 dias. O papagaio-galego não é timido e aprende a falar" (Wikipédia)

Tem canto monótono com cerca de 12 assobios fortes. Apresenta plumagem da cabeça vermelha e são territorialistas no período de reprodução. Habita interior do Nordeste do Brasil, a caatinga e é um dos pássaros muito belos.

O tucano é uma das aves mais belas observadas no cerrado. O contraste do preto e branco com o amarelo, vermelho e azul. No Bird Land o tucano pode ser observado bem de perto."Os tucanos possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como largarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores." (Descrição das aves para essa publicação obtida da Wikipédia).
.
Normalmente a orientação é para que não se alimente os animais ou aves. Mas nesse momento o tratador estava fazendo o seu trabalho e aproveitei para dar castanha do Brasil para a arara azul. E ela gostou.

Tucano frente a frente, bem pertinho.

Navegando pelas águas do Rio Araguaia é comum ver o ganso do Araguaia.
.
Arara canindé Ara ararauna é herbivoro. "Um dos representantes da família dos psitacídeos mais conhecidos é a arara Canindé. Possui o bico preto e uma plumagem caracterizada principalmente pelo azul de suas asas e pelo amarelo de seu ventre podendo chegar a medir até 80 cm de comprimento. Pode ser encontrada desde a América Central até o sudeste do Brasil, Bolívia e Paraguai. Habitam beiras de mata e várzeas de palmeiras. Normalmente é observada voando aos pares ou até mesmo num grupo com três indivíduos, podendo este último ser um filhote. Dormem em bandos com até 30 indivíduos e fazem grandes deslocamentos diários desde a área de alimentação até a área de descanso." (Wikipédia).
.
Rio Quente passando dentro do Hot Parque. O rio nasce no pé da Serra de Caldas Novas com águas quentes e corre por vários quilômetros mantendo temperaturas agradáveis que atraem turistas de todo o mundo.

"Papagaio-verdadeiro, também conhecido pelos nomes de acamatanga, papagaio-baiano, acumatanga, ageru, ajuruetê, ajurujurá, camatanga, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, "papagaio boiadeiro" papagaio-grego e trombeteiro (Amazona aestiva), é uma ave da família Psittacidae." (Wikipédia).
.

"O irerê (Dendrocygna viduata) é uma espécie de marreca encontrada na África e na América do Sul. Tais aves medem cerca de 44 centímetros de comprimento, com máscara, calça e luva brancas, asas negras, flancos listrados, bicos e pés plúmbeos. Também são conhecidas pelos nomes de apaleí, arerêi, assobiadeira, assoviadeira, chega-vira-e-sobe, cuchacha, marreca-apaí, marreca-do-paraná, marreca-piadeirinha, marreca-viúva-de-são-pedro, pato-coral, paturía, paturi, piadeira branca e viuvinha-do-leste." (Wikipédia)
.

Arara canindé quebrando e tirando a castanha: bico muito forte. "Quando chega a época reprodutiva formam casais que permanecem fiéis por toda vida. Só dá cria a cada dois anos e a postura de ovos compreende os meses de agosto e janeiro, colocando em média 2 ovos com período de incubação de aproximadamente 30 dias. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento em seus bicos. Nidificam em buracos de troncos ocos, preferindo os ninhos bem profundos para proteger os ovos e filhotes da ameaça de possíveis predadores, como o tucano e primatas de médio porte. Quando os pais encontram um ninho potencial, eles afofam o fundo do mesmo com a madeira triturada, que raspam das laterais da árvore, facilitando a secagem do fundo que ficará repleto de fezes dos filhotes. Os ovos postos são chocados principalmente pela fêmea que é visitada e alimentada pelo macho." (Wikipédia).
.
Mais uma castanha do Brasil, ou mesmo do Pará para a arara mais linda do Bird Land.

Essa não é mansa. Só foto mesmo, nem pensar em aproximar o dedo. Um dos visitantes lembrou que periquitos ou papagaios bravos têm bico como alicate. Nossa, então é bom tomar cuidado! Rsrsrs.

A jornalista Dina Sousa de Caldas Novas também contemplando o Bird Land.

Praia do Cerrado.

Outro ângulo da Praia do Cerrado.

Vista de parte do Hot Parque.

Serra de Caldas Novas vista do Hot Parque. Em baixo imagina-se uma serra alta. Mas lá em cima, área do Parque Estadual da Serra de Caldas, é bem plano, um platô.
.

Veja também vídeo de quando o biólogo
Sergio Rangel visitou o Bird Land




Matéria Bird Land no programa Maturidade Feliz



Vídeo de divulgação do Bird Land


.
.

.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário