.
.
.
Doutor Heleno Dias Ferreira é um dos pioneiros na preservação do Cerrado. Professor da Universidade Federal de Goiás – UFG, ele ministrou inúmeras aulas levando seus alunos para conhecer o Cerrado e testemunhar a transformação que ocorria a partir da década de 70. Surgiram ONGs e o professor identificava espécies mostrando o potencial florístico, medicinal e ornamental do bioma. Foi um dos entrevistados da Revista Cerrado já em 1994. No 16º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado realizado de 17 a 19 de novembro em Goiânia Heleno Dias foi homenageado. Confira entrevista abaixo.
EAemGoiás - O sr. é um dos pioneiros na defesa do Cerrado. Se não fosse o trabalho que começou na década de 70 não teríamos nem o que temos hoje de Cerrado preservado.
Heleno Dias - Estaria bem pior. No início da destruição do Cerrado, na década de 70, eu estava entrando na Universidade Federal de Goiás e não tinha noção sobre isso. Junto com professores começamos a ter ideias e, a partir daí, criou-se uma das primeiras Ongs em defesa do Cerrado chamada Soderna – Sociedade de Defesa dos Recursos Naturais. Foram desenvolvidos trabalhos em vários sentidos como contra agrotóxicos, destruição das matas ciliares, ocupação da Ilha do Bananal com gado. E ampliamos nossas lutas em defesa das baleias, dos gorilas da montanha e outros assuntos. Mas focamos principalmente nossa luta contra a destruição do cerrado.
EAemGoiás - O Sr. recorda uma das vitórias?
Heleno Dias - Um fato grave que acontecia muito e diminuiu bastante é que no sudoeste do Estado de Goiás lavava-se vasilhames de agrotóxico nas águas das nascentes do Rio Araguaia e abandonavam esses vasilhames nas estradas. Desde 1984 eu levava alunos ao Parque Nacional das Emas e víamos o que estava acontecendo. Começamos então a fazer esse processo de alerta, de denúncia, até que foi mudando para melhor. Só que a velocidade de destruição é maior do que nossa capacidade de organização, defesa, luta e pesquisa científica.
Clique na Revista para ler ampliada
EAemGoiás - Anos depois produzimos a Revista Cerrado e vídeo que contribuiram na denúncia da destruição do Cerrado.
Heleno Dias - A revista Cerrado surgiu por meio de um trabalho no Parque Nacional das Emas. Ela foi importante porque até hoje ela é utilizada pelos guias. A revista foi um sucesso.
EAemGoiás - Hoje temos internet que não havia na época e temos o blog Educação Ambiental em Goiás que recebeu certificado de sustentabilidade recentemente do prêmio TOP100 - Top blog. Qual a avaliação do Sr. sobre o blog?
Heleno Dias - Ele é ótimo. A divulgação hoje é mais fácil. Não fica restrito a Goiás, está aberto para todo o mundo, acesso bem democrático. O vídeo que fizemos sobre o Parque Nacional das Emas está no YouTube e o link pode ser acessado no blog. Mostra a queimada, a ema atropelada na estrada próximo à entrada do Parque das Emas. Mostra o problema de o Parque das Emas estar isolado como uma ilha cercada de lavouras e rodovias por todos os lados. Problemas sérios mostrados no vídeo produzido em 1994. O blog Educação Ambiental em Goiás é muito importante. E tão importante também foi a revista Cerrado que até ganhou prêmio da Unesco.
Vídeo Parque Nacional das Emas
Produção de 1994 de Wagner Oliveira e Sidney Dutra.
.
.
O superintendente do Ibama em Goiás Ary Soares concedeu entrevista a EAemGoiás logo após a abertura do 16º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado. Ele fala da contribuição do evento, de Sisnama, defende a distribuição aos municípios de algumas taxas (federais e estaduais) que financiam a gestão ambiental e também fez comentário sobre a importância do blog Educação Ambiental em Goiás. Confira abaixo.
EAemGoiás - Qual a contribuição de 16 anos de Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado - SABC?
EAemGoiás - O que falta hoje para o Sisnama ser colocado em prática?
[Constituição Federal:
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;
VII - preservar as florestas, a fauna e a flora;
VIII - fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar;
Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº53, de 2006)]
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GOIÁS
"Contribuição muito rica”
"O blog Educação Ambiental em Goiás tem sido de uma contribuição muito rica"
O que é Sisnama
Informações abaixo são da página do Ministério do Meio Ambiente
SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente
O Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, foi instituído pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto 99.274, de 06 de junho de 1990, sendo constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, e tem a seguinte estrutura:
A atuação do SISNAMA se dará mediante articulação coordenada dos Órgãos e entidades que o constituem, observado o acesso da opinião pública às informações relativas as agressões ao meio ambiente e às ações de proteção ambiental, na forma estabelecida pelo CONAMA.
Cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a regionalização das medidas emanadas do SISNAMA, elaborando normas e padrões supletivos e complementares.
Os Órgãos Seccionais prestarão informações sobre os seus planos de ação e programas em execução, consubstanciadas em relatórios anuais, que serão consolidados pelo Ministério do Meio Ambiente, em um relatório anual sobre a situação do meio ambiente no País, a ser publicado e submetido à consideração do CONAMA, em sua segunda reunião do ano subsequente.
.
Bárbara Galdino e Cleide Sabino (alunas de gestão ambiental da PUCGoiás) participaram do 16º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado. Momento durante mesa redonda Código Florestal na Gestão Sustentável do Cerrado realizada no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Necessidade de ações para o cerrado não perder mais espaço com aprovação de novas leis.
Dra Flora Cerqueira (Diretora do Departamento de Coordenação do Sisnama no Ministério do Meio Ambiente) Maura Leão e Mayza Toledo
Cáritha Faria e Larissa Silva da Amma
Nilton Marques é um dos parceiros/representantes do 16º SABC
Yuara Crescencio e Tiago Nogueira
Andressa Goulart e Larissa Rocha são alunas de Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Goiás - IFG
Trabalho em argila de Antônio Fernandes que é artista plástico, poeta e sanfoneiro
E Antônio Fernandes conquistou amizades com alunas também moldando argila
Momento no estande
Presença no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás
Mesa Redonda: Código Florestal na gestão sustentável do Cerrado. Assunto polêmico e que merece ser acompanhado por profissionais e estudantes
Estande do Colégio Estadual Pré-Universitário
Minicurso Sustentabilidade das Fruteiras do Cerrado
Antônio Eustáquio e seus doces deliciosos. Vários de frutos do cerrado
Minicurso de Educação Ambiental
Estande do Hospital de Medicina Alternativa
Lílian (Semarh) apresenta mandala confeccionada em aula do minicurso de Educação Ambiental
Momento de degustação: delícias com sabores de frutos do cerrado. Trabalho do casal Fátima Bozza e Ruy Bozza.
Minicurso de Gerenciamento de Monitoramento de Resíduos Sólidos
Estande da Saneago
Parte da equipe que trabalhou na realização do 16º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado
Júlia Inês em degustação de vinhos produzidos com uvas cultivadas no cerrado. Já houve quem não acreditou que no cerrado seria possível produzir alimentos. Imagina então há algumas décadas pensar que seria possível produzir uvas, aquelas cultivadas no Sul do país. Isso não só se tornou possível como já temos produção de deliciosos vinhos: vinhos do cerrado do Brasil. Foto em estande na Expo-Cerrado, evento paralelo ao 16º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado.
Keila da Paz e Ângela Ciccone conferindo estandes. Keila é professora da Escola Estadual João Barbosa Reis, em Aparecida de Goiânia, e desenvolve projeto de sustentabilidade do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Goiás em sua escola.
Yuara Crescencio da Semarh e Mayza Toledo da Amma conferem credenciamento durante o 16º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado.
Apresentação artística do Centro de Cultura e Tradições - CCT
Estande da Amma com distribuição de espécies do cerrado
Minicurso Gestão da Arborização Urbana e Rural
Minicurso de Educação Ambiental
Minicurso Gestão de Bacias Hidrográficas
Vários minicursos com salas cheias
Estande com produção de artesões de Orizona
Estande com artesanatos produzidos a partir de fibras de bananeira
Estande da gerência de Educação Ambiental Amma
Farid Abreu no estande do Centro de Cultura e Tradições
Minicurso de fiscalização pela manhã
Minicurso fiscalização a tarde. Todos minicursos foram realizados nos dois períodos
Com o fotógrafo João Caetano: belíssimo estande com imagens captadas no Cerrado
Minicurso Sustentabilidade de Fruteiras do Cerrado
Minicurso Plantas Medicinais do Cerrado
Minicurso Licenciamento Ambiental
Estande de artesanatos com sementes do Cerrado
Superintendente do Ibama em Goiás Ary Soares dos Santos
Clovis José de Almeida (Frutos do Brasil), Roberto Gonçalves Freire (Secretário estadual do Meio Ambiente, Marco Antônio Vezanni (Diretor executivo SABC), Flora Cerqueira (Ministério do Meio Ambiente) saboreando sucos de frutas do cerrado como cagaita, murici e araticum.
Pronunciamento do representante do reitor da UFG
Botânico Doutor Heleno Dias Ferreira foi homenageado - um pioneiro na luta pela preservação do cerrado
Fotógrafo João Caetano expõe seus trabalhos na Expo-Cerrado, evento paralelo ao 16º SABC
Pronunciamento do secretário estadual do Meio Ambiente Roberto Gonçalves Freire
Superintendente do Ibama em Goiás Ary Soares, promotora Renata, CAO do Meio Ambiente, Ministério Público de Goiás e secretário estadual do meio ambiente Roberto Gonçalves Freire
Outro ângulo da mesa na abertura do evento
Servindo sucos do cerrado. Uma delícia.
.
Mesa na abertura do 16º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado
Pronunciamento do secretário estadual do Meio Ambiente Roberto Gonçalves Freire
.Programação:
Dias: 17, 18 e 19 de Novembro de 2010
Goiânia-Goiás
Dia: 17 /11/2010 – Quarta-feira
Abertura solene
Local: Auditório da Faculdade de Direito – UFG – Pça Universitária
Horário: 19h
Apresentação cultural - Orquestra de Violeiros de Goiás - AGEPEL
- Musicista Alba Franco – ITS/PUCGoiás
Homenagens:
Palestras:
.
Tema: SISNAMA e CERRADO: Responsabilidade de Todos
Palestrante: Drª Flora Cerqueira – Diretora do SISNAMA –DSIS – MMA (a confirmar)
Abertura da Expo-cerrado
Local: Área I – PUC Goiás – Setor Universitário
Horário: 21h30min
Dia: 18 /11/ 2010 – Quinta-feira
Minicursos
Local: Área I – PUC Goiás
Horários: 08h às 11:30 - 14h às 17:30
01 - Gestão da Arborização Urbana e Rural
Esp. Mariana Nascimento Siqueira – Gerente de Arborização Urbana - AMMA
Drª. Luciana Domingues Bittencourt Ferreira – Pesquisadora - EMATER-GO
02 – Gestão de Bacias Hidrográficas
Eng. Agron. Henrique Luiz de Araújo Costa -Gerente de Proteção de Mananciais – SANEAGO
M Sc. Karla Maria Silva de Faria -Gerente de Contenção e Recuperação de Erosões e Afins – AMMA.
03 – Gerenciamento de Monitoramento de Resíduos Sólidos
Téc.Celma Alves dos Anjos – Gerente de Resíduos - AMMA
Biol..Pedro Henrique Baima Paiva – Técnico - AMMA
Prof. M Sc.Milton Luiz Pereira – Chefe de DVFCS – AMMA
Geo. Wellington Heberling de Oliveira – Chefe Div. Aterro Sanitário – AMMA
04 – Fiscalização Ambiental
Esp.Patrícia Alencar de Mendonça – Gerente de Programação Fiscal – AMMA
Esp.Isabel Santos de Jesus - Fiscal Ambiental - AMMA
Helen de Fátima Ribeiro – Analista Ambiental – IBAMA/GO
05 – Licenciamento Ambiental
Prof. Esp.Adriano Paixão – Supervisor fiscal – AMMA
M Sc. Márcia Barnabé – Analista SEMARH
06 - Sustentabilidade das fruteiras do cerrado
Eng.Fl. Léo Lince do Carmo – Supervisor de Agroecologia e Meio Ambiente - EMATER-GO
Profª. M Sc. Aparecida de Fátima Bozza – Pesquisadora do ITS/PUCGoiás
07 - Cidades Sustentáveis: a construção de possibilidades nos limites da contradição
Profª. Drª.Karla Emanuela Ribeiro - UFG
Prof. M Sc. Denis Castilho - UFG
08 - Biodiversidade da Fauna do Cerrado
Prof.M Sc. Roberto Malheiros - ITS/PUCGoiás
09 – Agroextrativismo
Drª Andréia Pizaia Ornellas – Consultora Ambiental -SSEMEAR
Clóvis José de Almeida – Sócio proprietário dos Frutos do Brasil/Rede Milka
10 - Educação Ambiental
Sg. Darildo José Leite – Educador Ambiental - BPMAmbiental
11 - Plantas medicinais do Cerrado
Prof.M Sc. João Carlos Mohn - Pesquisador – HMA
Dia: 19 /11/2010 – Sexta-feira
Local: Auditório da Faculdade de Direito UFG
Horário: 8h às 12h
Apresentação Cultural
Mesa Redonda
Tema: Código Florestal na Gestão Sustentável do Cerrado
Palestrantes: - Sen.Marina Silva (a confirmar)
- Nelson Ananias Filho - CNA
Mediador: Prof. M Sc.Marco Antônio Vezzani – Presidente SABC
EVENTOS INTEGRADOS
11º Jovem ABC – Goiânia - 10 e 11 de novembro de 2010
Local: Vila Ambiental – Parque Areião – S. Pedro Ludovico
Horário: 08h às 11h e 14h às 17h
Feira ExpoCerrado –Goiânia – 17, 18 e 19 de novembro de 2010
Local: Área I – PUCGoiás – Setor Universitário
Horário: 08h às 21h