Sapequinha

O espetáculo “O Mágico Ecológico e a Bola Sagrada” foi contemplado no edital “Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua – 2010”
O ilusionista e palhaço Sapequinha realizará com sua trupe 10 apresentações gratuitas em turnê pela região Metropolitana de Goiânia, a partir de 10 de abril (domingo). A primeira performance do grupo Sapequinha Trupe Show será dedicada aos moradores da comunidade Shangri-lá, região norte da capital, que é atendida pelo Projeto de Extensão da Universidade Federal de Goiás, Pezinho de Jatobá.
Segundo o artista circense Manoel Alves de Jesus, o palhaço e mágico Sapequinha, o projeto contempla públicos atendidos por iniciativas governamentais e não governamentais de inclusão social, que mantêm interface com a educação ambiental. “O espetáculo está aberto a todos que quiserem assistir, mas para potencializar a ação educativa do projeto, buscamos grupos que vêm trabalhando a questão do meio ambiente no dia-a-dia”, explica Sapequinha.
Até o mês de maio, o espetáculo também poderá ser visto em Aparecida de Goiânia, Terezópolis, Bonfinópolis, Trindade, Anápolis e Senador Canedo, sempre no final de semana. O projeto de circulação do espetáculo O Mágico Ecológico e a Bola Sagrada conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Funarte, Casa da Cultura Digital e da Comissão Dominicana de Justiça e Paz – Brasil: “Um grito pelos direitos”.
Circo, ilusionismo e ecologia
O Mágico Ecológico e a Bola Sagrada é um espetáculo interativo de mágicas de média e grande ilusão, repleto de surpresas, reflexão e muita comicidade. Sem pronunciar uma palavra, o mágico ecologicamente correto se utiliza de pantomimas clássicas, se apropriando de gags do circo tradicional associadas às técnicas do circo contemporâneo. “Ao longo do espetáculo, o mágico vai demonstrando como cada pessoa pode contribuir, com gestos simples, para a preservação ambiental do nosso planeta”, conta o artista.
O tradicional lenço branco do mágico foi trocado por uma ordinária sacolinha plástica, inúmeras vezes reciclada. A garrafa PET cria mistérios que fazem a platéia refletir sobre o tempo de decomposição dos resíduos sólidos. A água que desaparece em cena ganha conotações alarmantes do processo de desertificação da Terra.
Sapequinha chama atenção para o fato de que a maioria dos aparelhos de ilusionismo utilizados no espetáculo foram inovados e adaptados. “O Mágico Ecológico optou por materiais reciclados, preservando os efeitos e o glamour dos aparelhos clássicos da indústria ilusionística”, revela. De acordo com Manoel Alves de Jesus, a ideia deste espetáculo nasceu do aprofundamento da pesquisa realizada para desenvolvimento das adaptações e inovações do número de ilusionismo “Bola Sagrada”, premiado no Edital Bolsa Funarte de Incentivo à Criação ou ao Aperfeiçoamento de Números Circenses - 2008.
Programação - Turnê Região Metropolitana
10/04 – Goiânia (Comunidade Shangri-lá/UFG)
16/ 04 – Goiânia (Circo Laheto)
23/04 - Aparecida de Goiânia (Núcleo Seu Jaime da Fundação Pró-Cerrado)
17/04 – Bonfinópolis (Ponto de Cultura)
23/04 – Teresópolis (Praça pública)
24/04 – Trindade (Ponto de Cultura)
30/04 – Aparecida de Goiânia (Madre Germana II, Rua de Lazer da ASSISMAG)
01/05 – Senador Canedo (Praça pública)
07/05 – Anápolis (Nova Praça)
24/05 – Goiânia (7ª Semana de Cultura e Cidadania da PUC-GO)
Texto: Larissa Mundim (zeroum comunicação)
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário